domingo, 30 de março de 2014

Diversidade Sexual


Essa imagem traz alguns assuntos que podem ser debatidos durante a palestra que teremos agora nessa semana, sobre diversidade sexual.
O mais importante dessa imagem, para mim, é que ela mostra que sexualidade não é apenas preto e branco: existe um espectro de cinzas onde podemos transitar nesse quesito. Tenho certeza, porém, que alguns aspectos da imagem podem ser problematizados. Por exemplo, existem outras orientações sexuais que não as na imagem, inclusive a assexualidade. O termo bissexualidade, também, não reforçaria o binarismo de gênero (que existem dois aspectos de gênero: homem e mulher, apenas)?
De qualquer maneira, achei a imagem bem interessante!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Acredito que seja fácil relacionar estas tirinhas com a que o Vinícius postou... Além de nos comprometermos com questões de nossa sociedade, entendo que o compromisso social deve olhar também para o que está excluído e buscar resgatá-lo. Até quando vamos fingir que não enxergamos o que foi perdido? Por que somos tão apáticos, como se essas pessoas não tivessem relação alguma conosco? Enfim, espero que gostem das tirinhas e que elas sirvam de reflexão... Gostaria de ver esse tema sendo discutido em futuras aulas. :)

terça-feira, 25 de março de 2014

Reflexões sobre as últimas discussões

Sugestão de leitura:

RIBEIRO, João Ubaldo. Como a política interessa a todos e a cada um. In: ________. Política. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p.15-23.

Tentei publicar o texto, mas não ficou visível pra leitura. Espero que gostem!

segunda-feira, 24 de março de 2014

"Sejamos realistas, tentemos o impossível!"


Falando sobre utopia, Eduardo Galeano nos faz pensar um pouco sobre o que é compromisso social. Como psicologas e psicologos, quais são as nossas utopias?



domingo, 23 de março de 2014

               Talvez essa tirinha não tenha muito haver com o que já foi discutido em aula, mas achei interessante para futuros debates.





     O que seria essa dignidade mencionada na tirinha? O psicólogo tem algum papel nesse contexto?